Exame de Saúde: o que você precisa saber sobre limpar catarro e muco

Nós tendemos a notar o muco somente quando é anormal e o líquido pegajoso é expelido dos orifícios. Mas na verdade é uma coisa incrível. A cada momento de nossas vidas, o muco protege nossos órgãos internos, incluindo os órgãos sexuais e intestinos. Por isso limpar catarro deve ser feito com cuidado. Aqui, porém, nos concentraremos nas vias aéreas. 

O que é muco?

O muco é 95% de água, 3% de proteínas (incluindo mucina e anticorpos), 1% de sal e outras substâncias. As gotas de mucina absorvem a água e incham várias centenas de vezes em volume dentro de três segundos após a liberação das glândulas mucosas. Fios de muco formam ligações cruzadas, produzindo um gel pegajoso e elástico.

A camada de gel sólido atua como uma barreira física à maioria dos patógenos e o constante movimento de lavagem impede o estabelecimento de biofilmes bacterianos. No entanto, o tamanho dos poros da malha de gel significa que pequenos vírus podem facilmente penetrá- la.

Anatomia das vias aéreas e limpar catarro

Ambas as cavidades nasais combinadas têm uma área de superfície de 150 centímetros quadrados, auxiliados por dobras ósseas em suas paredes laterais. A corrente de ar turbulenta significa que 80% das partículas são filtradas aqui, portanto as propriedades adesivas do muco são vitais.

O fluxo sanguíneo para o nariz varia com a mudança da temperatura externa, agindo como um condicionador de ar de ciclo reverso para os pulmões.

O muco é produzido constantemente (embora em menor quantidade durante o sono) e segue adiante. O muco carrega consigo células mortas e outras partículas e detritos, acabando no estômago para reciclagem.

Muitas células que revestem as vias aéreas têm um longo cabelo semelhante à cauda, ​​chamado cílios. Os cílios batiam de dez a 12 vezes por segundo, impulsionando o muco a um milímetro por minuto.

As vias aéreas pulmonares também têm cílios, trabalhando duro para mover o muco para cima contra a gravidade. O muco dos pulmões é às vezes chamado de “catarro” e depois “escarro” depois de cuspido.

O nariz produz mais de 100 mililitros de muco por dia e os pulmões produzem aproximadamente 50 mililitros por dia. Por isso você deve limpar catarro. 

Muco e doença das vias aéreas

O muco auxilia no combate à infecção quando os glóbulos brancos e os anticorpos são excretados no filme de muco. A quantidade de muco e líquido aquoso é aumentada para eliminar infecções, irritantes ou alérgenos.

Os vírus que danificam as células de revestimento respiratório também danificam os cílios, de modo que uma camada de muco mais dura é mais facilmente impelida. Quando os cílios simplesmente não conseguem acompanhar o ritmo, o corpo usa outras estratégias, como tossir, assoar o nariz, espirrar e o favorito de todos os pais, o nariz entupido.

Doenças pulmonares crônicas, como bronquite crônica e fibrose cística, fazem com que as glândulas mucosas se multipliquem três a quatro vezes acima dos níveis normais, resultando em um muco mais viscoso que os cílios não conseguem limpar facilmente.

A desidratação e alguns medicamentos, como os descongestionantes nasais, reduzem a eficácia dos cílios diminuindo a frequência do batimento ciliar.

Mesmo uma tosse freqüente e repetitiva pode fatigar os cílios, levando a um trânsito mais lento e aumento da viscosidade do muco. É por isso que muitas pessoas têm uma prolongada “gota pós-nasal” tosse após resfriados e febre do feno, como o muco que escorria da parte de trás da cavidade nasal não é limpo.

Salinas (soluções salinas) aumentam a freqüência de batimentos ciliares e demonstraram benefícios em doenças respiratórias, desde sinusites a fibrose cística.

Catarro verde

Outro equívoco é que o muco verde indica infecção bacteriana e, portanto, requer tratamento com antibióticos.

Uma série de estudos demonstrou uma correlação fraca entre a cor do muco e a infecção significativa. As cores amarela e verde vêm, na verdade, de glóbulos brancos (leucócitos) que combatem a infecção, mas também são mais proeminentes quanto mais tempo o muco estiver “por perto”. Então, o escarro matinal pode ser mais colorido do que no final do dia.

O diagnóstico de uma infecção bacteriana é feito quando existe uma combinação de sintomas e achados, com a cor do muco não sendo a mais importante deles.

Infelizmente este equívoco se estende a alguns GPs . Os pacientes com expectoração verde são prescritos antibióticos três vezes mais frequentemente do que os pacientes que tossiram com expectoração clara. No entanto, para pacientes com tosse ruim, essa receita não melhorou sua recuperação.

O muco pode ser colorido, estendendo-se de claro a amarelado-verde, mas também laranja, marrom e cinza.

Laranja e marrom vem da presença de sangue no muco, de concentrações e idades variáveis. Este sangue geralmente vem do nariz, devido à inflamação, infecção ou efeitos colaterais da medicação nasal, sem um sangramento nasal óbvio.

A expectoração manchada de sangue dos pulmões pode indicar uma doença mais grave.

Cuspir ou engolir ou limpar catarro?

Às vezes me perguntam se engolir o muco produzido com uma infecção respiratória é prejudicial. Não é; Felizmente, o estômago trabalha para neutralizar as bactérias e reciclar os outros detritos celulares.

Algumas pessoas relatam um sentimento enjoativo no estômago durante essas infecções. Isso é mais provável devido ao ar ingerido pela limpeza repetida da garganta e pela própria infecção, em vez de aumento do muco que chega ao estômago. Cuidado na hora de limpar catarro!

 

Escreva um comentário