O que você precisa saber sobre tratamento de unhas

Infecções fúngicas nas unhas são as doenças mais comuns das unhas, perfazendo cerca de 50% das anormalidades nas unhas. O fungo está normalmente presente no corpo, mas se crescer demais, pode se tornar um problema. Eles também são conhecidos como onicomicose e tinea unguium. Por isso o tratamento de unhas é muito comum também. 

Ambas as unhas da mão e unhas dos pés são suscetíveis à infecção, que geralmente aparece como descoloração e espessamento da unha e bordas em ruínas. A condição ocorre mais comumente nas unhas dos pés.

Cerca de 10 por cento da população adulta sofre de infecção por fungos nas unhas. Aqui vamos fornecer uma visão geral das infecções por fungos nas unhas, além de causas comuns, tratamentos e sintomas.

Fatos rápidos sobre infecção fúngica nas unhas:

  • Fungos microscópicos na unha causam a condição.
  • Pode afetar as unhas das mãos e dos pés, mas é mais comum nos pés.
  • O diagnóstico é realizado pelo exame dos detritos sob a unha.

Tratamento unhas

Um dos métodos mais simples de prevenção da infecção por fungos nas unhas é manter as unhas curtas e limpas.

Tratar infecções por fungos nas unhas pode ser um processo longo e caro. Existem medicamentos antifúngicos orais, pomadas tópicas e terapias alternativas. Over the counter cremes e pomadas estão disponíveis, mas eles não se mostraram muito eficazes.

Medicamentos orais para 0  tratamento de unhas incluem:

  • terbinafina (Lamisil)
  • itraconazol (Sporanox)
  • fluconazol (Diflucan)

Estes geralmente levam até 4 meses antes de substituir totalmente a unha infectada com unha não infectada.

Em alguns casos extremos, um médico irá optar por remover a unha inteira.

Remédios caseiros para  tratamento de unhas

Tratamentos tópicos de fungos nas unhas podem aparecer como infecções fúngicas nas unhas, mas muitas vezes não curam completamente a infecção.

Outros remédios caseiros que apresentam efeitos clínicos potencialmente promissores no fungo ungueal incluem:

Vicks VapoRub: normalmente usado para tratar a tosse. No entanto, um estudo publicado em 2011 sugere que poderia ser benéfico no tratamento de unha fungo.

Extrato de Snakeroot: Um estudo de 2008 demonstrou que esta planta antifúngica natural pode ser tão eficaz quanto o ciclopirox, um tratamento antifúngico prescrito, no tratamento de fungos nas unhas.

Óleo de orégano: contém timol, que é dito ter propriedades antifúngicas . O óleo de orégano é por vezes combinado com o óleo da árvore do chá em tratamentos, mas os efeitos colaterais podem ser potentes e combiná-los podem aumentar a possibilidade de uma reação alérgica ou irritação.

Óleos Ozonizados: Azeite de oliva e óleo de girassol são exemplos de óleos que foram infundidos com os mesmos gases presentes na camada de ozônio. Existem inúmeros estudos confirmando os benefícios deste tipo de óleo no tratamento de unha fungo. Em um estudo, o óleo de girassol ozonizado apresentou maiores efeitos clínicos do que o medicamento antifúngico prescrito cetoconazol.

Outros medicamentos alternativos usados ​​para tratar infecções por fungos nas unhas incluem o óleo de melaleuca australiano, o vinagre, o listerine e o extrato de sementes de grapefruit. No entanto, não há evidências científicas que apóiem ​​o uso desses produtos.

Prevenção

Prevenir infecções por fungos nas unhas requer a higiene das mãos e dos pés. Algumas sugestões incluem:

  • manter as unhas curtas, secas e limpas
  • vestindo meias que respiram, geralmente sintéticas
  • usando sprays ou pós antifúngicos
  • usar luvas de borracha para evitar a exposição excessiva à água
  • abstendo-se de pegar ou roer unhas
  • usar sapatos ou sandálias em locais públicos e piscinas
  • garantindo que o seu salão de manicura ou pedicura esterilize adequadamente as ferramentas
  • usando unhas artificiais e esmalte com menos frequência
  • lavar as mãos depois de tocar nas unhas infectadas
  • evitando compartilhar sapatos e meias

Os médicos devem ter cuidado ao diagnosticar infecções fúngicas da unha porque várias outras condições podem resultar em sintomas semelhantes. Estes incluem psoríase , líquen plano , dermatite de contato, trauma, tumor no leito ungueal , eczema e síndrome das unhas amarelas. O  tratamento de unhas deve ser feito o quanto antes. 

 

Escreva um comentário